Uma homenagem a Antonio Wuo
“A natureza jamais desperdiça sequer uma única gota de água imprescindível. Todas são aproveitadas para conceber suas prodigiosas criações, multiplicar vidas, despertar suas sementes, flores, frutos e néctares”
Antonio Wuo – Mata Atlântica – Frágil Exuberância – Um Ensaio Artístico
Por que você saí pro mato pra tirar foto de bicho?
Um dos motivos da existência do Curvelo Fauna e Flora é o aprendizado da natureza pela observação. Sem as grandes referências nenhuma das postagens do blogue seria possível. Antonio Wuo é uma dessas referências, uma referência fundamental.
Não o conheci pessoalmente, mas não foi necessário: a sua obra fala na alma da gente de uma forma retumbante. A grandeza de sua arte já basta para nos mostrar um ser humano que fazia questão de ser parte do meio, não se incluía na enorme massa dos que insistem em ficar do lado de fora: era ele também o habitat que vasculhava. Era a selva, delicadamente a fera entre as feras, espreitando o momento certo para dar o click!
Descanse em paz, nós continuaremos observando cada cantinho, esmiuçando cada folhinha, admirando a água que goteja, a fera pequena e grande.
Antonio Wuo será sempre para quem observa a natureza um grande exemplo.
Ah, a resposta para a pergunta acima está contida na obra Mata Atlântica – Frágil Exuberância – Um Ensaio Artístico.
“A pele rasgada das folhas expõe sua complexa estrutura morfológica. Tendões, artérias, redes de capilares que pulsam, transportam seiva e realizam a fotossíntese fabricando oxigênio vital. Cada folha, um maravilhoso milagre!
Mata Atlântica: Frágil Exuberância – Um Ensaio Artístico
Antonio Wuo
08 de abril de 1951 – 05 de maio de 2016
Saiba mais: Mata Atlântica – Frágil Exuberância – Um Ensaio Artístico, Repórter Eco, Avis Brasilis – a natureza é nosso hobby, Revista fator Brasil, Vida e natureza.
“A gente não morre. Fica encantado.” Guimarães Rosa
Este livro é a obra mais bela que existe, a sensibilidade de Antonio Wuo é emocionante. Sem duvida uma preciosidade que todos deveriam ter em seus lares.
Maravilhoso!